A ORDEM É DESAPEGAR!

agosto 16, 2016

Olá pessoas! Tudo bem com vocês?

Hoje o assunto é pouco chato. Sim, vamos falar daquela baguncinha que você anda se apegando e não há quem tire! Eu digo que é chato por que ninguém gosta que se metam, afinal se você está guardando é por que é importante, certo? Errado! E já falaremos porquê.




Com o passar do tempo vamos acumulando coisas e mais coisas sem utilidade que se amontoam e deixam a casa com aquele aspecto sempre bagunçado, e é uma guerra achar qualquer coisa no meio disso tudo.
Lhe convido hoje a fazer uma análise na sua casa. Será que você usa mesmo todas essas roupas e sapatos no seu guarda roupa?  Será que esses potes sem tampa na sua cozinha ainda são usados ou só ocupam espaço? E esses brinquedos quebrados, mulher? Seus filhos ainda brincam com eles? Aposto que você tem no seu lar mil coisas inúteis (para você) assim como eu também já tive. Mas como vou te convencer a doar ou jogar fora tudo isso que você está guardando? Bem, não custa tentar!


Porque desapegar?


Desapegar de objetos pessoais pode ser muito difícil, ainda mais se tratando de roupas. Mas exercite sua mente, entenda que são apenas objetos e se não tem uso na sua casa pode ter na casa de outra pessoa. Imagine só como aquele casaco enorme que o seu marido não usa há anos iria ajudar alguém que vive na rua. Como os brinquedos que seu filho nem liga mais faria outra criança feliz. Ou, de forma mais simples, quanto espaço você vai ganhar no armário se jogar fora os potes sem tampas.

Depois que você começar a destralhar a sua casa não vai mais querer parar, acredite! É libertador liberar o espaço.
Pratique o minimalismo, não precisamos de tantas coisas. Sua qualidade de vida vai melhorar muito se você não precisar passar horas arrumando a casa ou procurando um objeto.

Por onde começar?

A parte mais difícil é finalmente decidir desapegar, depois tudo é mais fácil. Se você tem pouco tempo faça um cômodo por dia. Arranje duas caixas grandes: uma para o que será doado e uma para o que vai para o lixo.
No seu guarda roupas deve ser onde mais tem coisas a serem tiradas, então que tal começar por ele? Use o bom senso, se aquele vestido está ali há um ano sem uso é provável que você não goste mais. Então doe, alguém fará bom uso dele. Se algo está velho demais ou quebrado, mande para o lixo. 
Segue uma listinha de lugares e coisas que você pode destralhar:

  • Guarda roupas (roupas e sapatos);
  • Armários (potes sem tampa, panelas sem alça, tampas avulsas);
  • Brinquedos (quebrados ou que as crianças não usam mais);
  • Escritório (impressos inúteis, cadernos velhos, canetas secas);
  • Roupas de cama (edredons e cobertores velhos, fronhas sem par ou rasgadas);
  • Criado-mudo (ih, nesse deve ter tanta tralha que dá para ficar vazio rs);
  • Gavetas;
  • Dispensa;
  • Depósito (ferramentas quebradas, aparelhos quebrados);
  • E onde mais estiver "tralhado".
Se depois que separar tudo o que vai para o lixo e o que será doado você não souber o que fazer com as doações, eu te ajudo! No facebook tem vários grupos de doações e desapegos, o que eu mais gosto é o Free Your Stuff. Lá você pode doar ou pedir uma doação, e o intuito do grupo é exatamente destralhar a sua casa. Além desses grupos, temos as Ongs que ajudam moradores de rua e pessoas desfavorecidas, e todo mundo conhece aquela vizinha que sabe de alguém que sempre precisa, né? 
Enfim, o que eu quero passar é que sempre terá alguém precisando dessas coisas que não usamos mais. E sempre terão coisas que não serve para mais ninguém e não precisam ser guardadas. 

Obs.: essa prática deve ser feita sempre, não só uma vez. Como eu disse, acumulamos coisas com o tempo, então sempre teremos o que destralhar. Faça isso uma vez por ano ou a cada dois que já vai funcionar bem.

Espero muito que esse post tenha aberto a sua mente quanto a necessidade de se desapegar de coisas desnecessárias e te ajude a dar um start. Me conte nos comentários se você já pratica o desapego ou se te animou a começar. 



Não esqueça de curtir a Fanpage se ainda não curte para ficar por dentro de tudo e até mais!

Você pode gostar também

4 comentários

  1. De tempos em tempos, faço limpezas nas minhas tralhas. É sempre bom ganhar espaço para "acumular" novas tralhas. kkk

    Bjs
    Calebe B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah verdade, liberar espaço pro novo, mesmo que seja tralhas novas =D Beijos

      Excluir
  2. Adorei o tempos, de verdade! Eu tenho uma gaveta cheia de tranqueiras e muitas vezes já tentei arruma-lá porém era dificil... Agora já sei + ou = o que devo fazer. :D
    Tem sorteio rolando lá no blog, depois dá uma conferida lá! <3 Beijos
    http://www.palavrasambulantes.com/2016/09/sorteio-literario-livro-carta-de-amor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, Karolline! Vou conferir sim, obrigada pela visita! Beijo.

      Excluir

Pinterest

Google plus