UTILIDADES: COMO AFIAR FACAS EM CASA?

outubro 27, 2016

[Buscapé] Guest Post 

Fonte: storyplug

Fundamentais na hora de cozinhar, as facas são objetos indispensáveis dentro de casa, mas para obter um bom resultado no corte é preciso que elas estejam bem afiadas. Existem vários métodos para afia-las, desde os mais simples até a artes complexas que exigem muita prática. Porém, antes de começar saiba que cada faca possui uma finalidade e um jeito próprio de ser amolada.

Confira algumas técnicas que você pode fazer em casa:

Xícaras:  

Fonte: fr.wikihow

Para afiar a faca usando uma xícara, você deve virá-la de ponta cabeça. Em seguida, com a lâmina úmida, passe-a da ponta até o final do corte na parte do fundo da caneca. A região do contorno é geralmente áspera no fundo dos recipientes de cerâmica e porcelana, funcionando como um afiador. 

Pedras:

Fonte: studio.sharp

Deixe a pedra de afiar dentro de um recipiente com água por aproximadamente 5 minutos. Você irá perceber que elas possuem um lado mais poroso e outro mais liso – começando pela área áspera, retire-a do recipiente e coloque-a em uma superfície plana e com um pano embaixo para manter firme. Comece a encostar o fio da faca sobre a pedra em um ângulo de 15 a 20 graus, percorrendo-a de uma ponta a outra e passando toda a lâmina em sua superfície. Depois de afiar os dois lados da lâmina, repita o procedimento na parte mais lisa da pedra para realizar o polimento. 

Afiador de aço (Chaira):

Fonte: 58pic

Os afiadores de aço alinham o metal da lâmina e aumentam a vida útil da faca, adiando a necessidade de afiar na pedra com tanta frequência. A chaira deve estar inclinada um pouco distante do seu corpo com a ponta para cima. Segure a faca com um ângulo de 20 graus em relação ao afiador e comece o deslize pela parte da lâmina que fica mais próxima da sua mão, terminando com a ponta da percorrendo a chaira. Repita esse processo de 5 a 10 vezes dos dois lados da lâmina.

Afiadores:

Fonte: vix

Muito mais simples que os métodos anteriores, você precisa apenas encaixar a faca no afiador e deixar que o equipamento termine o processo. É super prático, porém não é totalmente aceito principalmente por chefs profissionais que ainda preferem utilizar os métodos convencionais, considerados mais eficientes.

Dicas

  • Não esqueça de pesquisar qual é a finalidade da faca que você vai afiar para escolher o método correto.
  •  Mantenha a faca no mesmo ângulo durante todo o processo, caso você mude enquanto afia a lâmina, o resultado não será tão bom.
  •  Você pode umedecer a pedra com água ou com óleo mineral, mas, lembre-se de não colocar os dois juntos, para não entupir a área porosa da pedra.
  •  Lembre-se de sempre afiar os dois lados da lâmina para que fique uniforme. 
Lembre-se: seja qual for o método que você utiliza para afiar suas facas, realize os movimentos com cuidado. Guarde-as em um lugar seguro e fora do alcance das crianças. Você conhece algum outro método para afiar facas? Conte para gente!

Esse post é uma contribuição do Buscapé para o blog Apê 103.



Você pode gostar também

1 comentários

Pinterest

Google plus